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Por aqui você pode tirar suas dúvidas e aprender mais sobre Certificação Digital.

Seu tempo conta muito?

Conheça nossos processos ágeis de validação de Certificado


O primeiro passo: Receber o código de voucher do Órgão

Agora escolha como deseja valida-lo

Emissão Online, em apenas 3 minutos

Em poucos minutos você emite ou renova o seu Certificado Digital, de forma online e segura. Para isso, basta possuir um Certificado modelo A3 válido (Token ou Smartcard) e o código do voucher disponibilizado por seu órgão.

Veja como é simples

01

Conecte seu Certificado atual e ativo no computador (Token ou smartcard)

02

Execute o programa “Emissão Online”, selecione o Certificado Digital e inicie o processo.

03

Após preencher os dados obrigatórios, crie as suas senhas.*

04

Agora é só realizar a baixa/emissão do seu Certificado Digital.

*Estas senhas serão utilizadas para baixar/emitir ou revogar seu certificado digital.

Pronto!

Videoconferência

A videoconferência elimina de vez a necessidade de ir a uma loja AC Soluti para emitir ou renovar seu Certificado Digital. Para esta jornada é necessário possuir CNH ou já ter emitido um Certificado Digital e o código de voucher disponibilizado pelo seu órgão.

Confira o passo a passo:

01

Informe se possui ou não CNH, insira o código do seu voucher e clique em "Iniciar Agendamento".

02

Após preencher seus dados pessoais, cadastre as suas senhas pessoais*.

03

Anexe os documentos necessários e escolha o tipo de atendimento.

04

Após o atendimento basta realizar a baixa/emissão do seu Certificado Digital.

*Estas senhas serão utilizadas para baixar/emitir ou revogar seu certificado digital.

*Você poderá escolher atendimento imediato ou selecionar a melhor data e horário para ser atendido.

Pronto!

Atendimento Presencial

Se você não está apto para fazer o processo nas modalidades online, é possível realizar a emissão ou renovação de seu Certificado Digital de forma presencial, neste caso, basta entrar em contato com o Órgão responsável e verificar quais unidades estão disponíveis para realizar o atendimento.

Confira os documentos necessários:

Certificado Pessoa Física ou CERT-JUS

  • Voucher do Certificado Digital disponibilizado pelo seu órgão;
  • Documento de identificação pessoal legível com foto, preferencialmente CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Carta de autorização, para usuários CERT-JUS.

Também são aceitos: RG (Carteira de Identidade), Carteiras profissionais (OAB, CRC, CRM, CRO, CREA etc.) e passaporte. A data de validade, se houver, não pode estar expirada. Se o titular for casado e a documentação apresentada estiver com sobrenome de solteiro, será necessária a apresentação da certidão de casamento. Se for divorciado, deve-se apresentar a averbação de divórcio.

Certificado Pessoa Jurídica ou SSL

  • Voucher do Certificado Digital disponibilizado pelo seu órgão;
  • Cartão CNPJ da instituição;
  • Ato de Criação da instituição;
  • Publicação em Diário Oficial;
  • Estatuto ou Regimento, se houver;
  • Ato de nomeação ou posse do representante legal da instituição ou Ato de Delegação;
  • Documento de identificação pessoal legível com foto, preferencialmente CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Para emissões de Certificados Digitais SSL, o gestor responsável pelo setor de T.I da empresa poderá representar a entidade no processo de emissão. Para isso, é necessário enviar a Portaria de Nomeação com as atribuições do cargo, citando que o servidor em questão é o responsável pela área de informática da entidade. Os campos "Responsável Legal” e "Responsável pelo Uso" devem ser preenchidos com os mesmos dados do representante legal da instituição ou com os dados da pessoa que foi delegada para a função. Para a emissão de Certificados Digitais SSL é necessário apresentar o domínio da web que será validado.

Estamos quase lá! Após validar o seu Certificado Digital e receber o e-mail de aprovação, você poderá emitir o seu certificado digital.

Dica importante

# Lembre-se de que a senha de emissão é a mesma que você criou durante a renovação Online ou a videoconferência.

# Caso o Certificado inclua mídia física, após a aprovação, você poderá acessar o link abaixo: https://sgov.net.br/estoque para fazer a solicitação.

Precisa de ajuda?

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Certificado A1

Armazenado em Software

Certificado A3

Armazenado em Token, Smartcard ou HSM

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Armazenado em Nuvem

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Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco!

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Horário de Atendimento
Segunda à Sexta das 08h às 18h*

Como dar início a execução dos serviços e liberação dos produtos contratados?

Para iniciar a execução dos serviços e liberar os produtos contratados, envie o empenho ou um documento equivalente para o e-mail da empresa contratada, fornecendo as seguintes informações: número do CNPJ e, se aplicável, o endereço, no caso de solicitação relacionada a mídia.

Quais as orientações para solicitar mídia?

Se o voucher contemplar a mídia, após a aprovação do certificado digital o titular deverá solicitar. 

O que é S.deal?

É o Sistema de gerenciamento de Vouchers. 

Alguma dúvida sobre o processo de liberação de empenho ou sobre os sistemas S.deal e S.gov?

Estamos à disposição para realizar um treinamento online e esclarecer todas as suas questões. Basta enviar um e-mail para o endereço da contratada e fazer a solicitação. Assim, poderemos agendar uma sessão de treinamento para ajudá-lo a entender melhor o processo e o funcionamento dos sistemas. Conte conosco para auxiliá-lo no que for necessário. Aguardamos o seu contato!

Essa parte é destinada aos Fiscais do Órgão

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